Tá Caçando o que?

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Infância se foi... A Criança Ficou...

Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite... "Botequeiros e Botequeiras" de Plantão.

Agora a pouco, eu indo pro boteco aqui no Planalto Paulista, tomar o meu café com leite, mais conhecido como “pingado”, não sabendo por que “cargas d’água” tem esse bendito nome, mas enfim.... “entre mortos e feridos todos se salvaram”.

Voltando ao assunto que nos interessa, ou pelo menos interessa a algum dos leitores... Estava indo para o respectivo Boteco, onde o caminho que faço é cheio de árvores bonitas e grandes, me deparei com flores de Ipê Rosa, ao chão... forrando a rua, deixando o local mais bonito.

Pois bem... isso me faz lembrar de algo especial.

A escola que passei minha infância, da Pré escola até a 6ª Série do Primeiro Grau, a Escola E.M.P.G. (antiga E.E.P.G.) Professor Francisco Felipe Caputo, que fica no bairro Parque Industrial na cidade de São José do Rio Preto / SP, entre os dois pavilhões tinha um grande pátio descoberto, com 6 Ipês de cores variadas. Nessa época de Julho e Agosto, elas floresciam e depois perdiam as flores, deixando o pátio forrado de flores brancas, rosas e amarelas.

Sei que todo dia, sem que se passe um deles, eu sinto saudade da minha infância. É como se eu sentisse Gosto e Cheiro daquela época.

E lembro bem que minha mãe dizia: “Um dia você vai crescer e vai se lembrar com muita saudade da sua infância, então não reclame dela e aproveite-a”.

É, e tem gente que diz que os pais não tem razão! Portanto, escute os velhinhos mesmo depois de ter crescido.

Enfim... só sei que, quando agente tem uma boa infância, assim como eu, meus irmãos e alguns dos amigos de infância, continuamos meio que “eternas crianças”.

É interessante, meu irmão Marcos, tem 29 anos, casado, tem filho com 5 anos, e faz mais arte que meu próprio sobrinho.

Meu amigo de Infância João, a mesma coisa. Agente toda vez que conversa, lembra de alguma coisa da Infância. Agente não se trata como adulto. Sempre é um xingando o outro como se fosse criança, não xingando pra menosprezar, mas porque gostamos um do outro.

Do mesmo jeito com meus irmãos... Não existe chamar pelo nome... sempre é “Biba, Macaca, Limão, Tanga Frouxa, e o que vier na cabeça na hora”.

Bom, vamos acabar com a nostalgia do dia e vamos trabalhar... mas antes lembre-se: “se você é criança ainda... viva sua infância e viva ela bem na medida que puder. Se você é uma Criança Grande... assim como eu, continue assim até o fim da sua vida, pois assim seremos todos melhores como são as abençoadas CRIANÇAS.”

"Que gente grande saiba ser criança". - Chico Buarque de Hollanda

Besos

Paulo Gonçalez

2 comentários:

  1. Lindooooo, FOI lindooooooooo (rsssssssssss) o seu post de hj!!!!!! Eu tb me peguei na nostalgia da infancia. E legal vc ter dito que o passado tem gosto e cheiro, TEM MESMO!!! E a citação do Chico, ahhh foi demais....perfect!!!
    Beijaoooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Otimo post! Adoro Ipês, na minha rua tem um tapete rosa agora!
    Saudades da infancia...
    Bjo!

    ResponderExcluir