Tá Caçando o que?

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

S P A M - O que é? De onde Surgiu?

”Desculpe a demora, mas só agora consegui transferir o seu dinheiro.
Segue na mensagem o comprovante de transferência interbancária com os dados e o valor, desculpe o transtorno.

Você já recebeu E-mails com esse tipo de mensagem? Ou aqueles dizendo: “Computadores com 90% de desconto na Loja X”. Pois é... isso é SPAM.

É difícil encontrar quem se utilize do correio eletrônico hoje em dia que já não tenha ouvido falar em spam, ou pior ainda, não seja uma de suas vítimas diárias. Se você é um dos felizardos que nunca foi apresentado ao spam, saiba que este é o termo pelo qual é comumente conhecido o envio, a uma grande quantidade de pessoas de uma vez, de mensagens eletrônicas, geralmente com cunho publicitário, mas não exclusivamente. O spam também é conhecido pela sigla inglesa UCE (Unsolicited Commercial Email, ou Mensagem Comercial Não-Solicitada).

Em plena era de Internet comercial, o spam é uma das principais perturbações para internautas, administradores de redes e provedores, de tal forma que o abuso desta prática já se tornou um problema de segurança de sistemas. Além disso, é também um problema financeiro, pois vem trazendo perdas econômicas para uma boa parte dos internautas e lucro para um pequeno e obscuro grupo.

Mas de onde veio esse “Bendito” nome... SPAM?

SPAM foi o nome dado a uma marca de presunto picante (SPiced hAM, em inglês, de onde surgiu a sigla) enlatado da Hormel Foods, uma empresa norte-americana que vende o produto desde 1937. E como o nome de uma comida enlatada se tornou sinônimo de uma das piores pragas da Internet? A resposta é, curiosamente, o grupo de comediantes britânicos Monty Python.

Em um quadro de seu programa de TV na década de 70, eles encenaram uma cena surreal em um restaurante que servia todos os seus pratos com SPAM. A garçonete descreve para um casal de clientes os pratos repetindo a palavra "spam" para sinalizar a quantidade de presunto que é servida em cada prato. Enquanto ela repete "spam" várias vezes, um grupo de vikings que está em outra mesa começa a cantar "Spam, spam, spam, spam, spam, spam, spam, spam, lovely spam! Wonderful spam!", interrompendo-a.

Então, Alguns usuários começaram a fazer o paralelo entre a irritante e repetitiva música "spam" e as mensagens repetitivas e irritantes de alguns usuários que anunciavam produtos ou idéias.
Qual foi o primeiro SPAM da história?

O primeiro spam via e-mail documentado foi enviado em 3 de maio de 1978, há 28 anos. Foi um anúncio da DEC, fabricante de computadores, que falava sobre a nova máquina DEC-20, em 1978. Já o uso do termo spam na Usenet completou 10 anos em março de 2003.

Bom, Agora você já sabe um pouco sobre a história dessas mensagem chatas, que em muitas delas contem vírus, que enchem nossas caixas de e-mails, nos dando trabalho de apagar todos os dias e procurar no meio delas as mensagens que realmente nos interessam. Que no meu caso, só tenho mesmo recebido SPAM (risos)

A Beautiful day for all
Copyright © Paulo Gonçalez 2010 - Todos os direitos reservados

Um comentário:

  1. obrigada, o seu tambem é. kkkkkk' amo muito essas informações, e ainda mais quando são escritas de uma forma tão divertida, amei saber de onde surgiu os SPAM ( que eu tanto ODEIO, por sinal)
    visite sempre, serás bem vindo.
    bgsmil ;*

    ResponderExcluir