Tá Caçando o que?

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como Regular uma Guitarra Passo a Passo

Crianças do meu Brasil... Como todos sabem o dono do boteco é guitarrista, então vou dar umas dicas aqui para outros guitarristas de como regular o seu instrumento.

Logo postarei mais "babozeiras".

Tensor
99,99% das guitarras vêm com uma vara metálica que atravessa longitudinalmente o braço, chamada tensor. O ajuste do tensor serve para corrigir a curvatura do braço, já que este é submetido à força constante das cordas. Assim, com o tempo, as cordas vão arqueando o braço. Este é o ajuste mais delicado e perigoso, porque pode causar danos permanentes à guitarra. Siga os seguintes passos:

1) Coloque um capotraste na primeira casa.
2) Aperte a 6a. corda (mizão) na casa 17.
3) Olhe para os trastes 7 e 9 e veja que a corda não toca nestes trastes em nenhum momento. Meça a separação que há entre o topo do traste e a parte inferior da corda. A medida ideal é 0,25 mm.
- Se a distância for maior, gire o tensor no sentido horário.
- Se a distância for menor, gire o tensor no sentido anti-horário.

Sempre deve-se começar girando o tensor no sentido anti-horário para ver se está na direção correta ou não. Como sabe-se que o movimento da madeira é feito pelo movimento do tensor, deve-se esperar uns minutos a cada colta do tensor para que a madeira responda ao movimento do tensor.

Pode-se averiguar como o braço se curvou empunhando a guitarra como se ela fosse um fuzil, olhando o formato do arco do braço. Não é fácil ver, deve-se olhar bem e dedicar um tempinho para tal. Se depois de uma volta desde onde começou o processo você acha que não houve mudança, chegou a hora de levar a guitarra a um especialista e de você ir a um oculista, pois no remoto caso de o braço realmente não ter movido é necessário alguém que manje do assunto.

Altura das cordas (ação)
Antes de começar, deve-se pesar duas considerações: se as cordas estão altas, darão mais trabalho para serem pressionadas; se as cordas estão muito baixas, mais rápido será para tocar. O ponto de medida é o traste 12:

- Para a sexta corda (mizão): 2 mm
- Para a primeira corda (mizinha): 1,5 mm
- As intermediárias vão decrescendo proporcionalmente.

Para os que têm ponte tipo floyd Rose, deve-se mover todo o bloco para cima ou para baixo através dos parafusos Allen nas extremidades da ponte.

As medidas tomadas são de referência, portanto não fique obsecado pela exatidão das mesmas, se preocupe que todas as cordas soem bem.

Oitavas (entonação)
A maioria das pontes de guitarras têm um ajuste individual para cada corda, então vamos considerar este caso. Com este ajuste deve-se assegurar que a guitarra permaneça afinada em todo o braço. Para o ajuste, deve-se usar o afinador:

1) Toque a corda solta e afine-a.
2) Toque a mesma corda na 12a. casa e verifique a afinação.
- Se a nota da 12a. casa estiver mais alta, ajuste a oitava de modo que torne a corda mais comprida.
- Se a nota da 12a. casa estiver mais baixa, ajuste a oitava de modo que torne a corda mais curta.
3) Repetir o procedimento para cada corda.

Altura dos captadores
Com este ajuste pode-se conseguir o máximo nível de sinal sem distorção. Uma medida razoável da distância entre o imã do captador e a parte inferior da corda é entre 2,5 e 3 mm.

Fonte: http://www.sxguitarspain.com/ajusta_tu_sx.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário